Impressões sobre a Marcha da Liberdade de Expressão e Direitos Humanos. Rio Branco, Acre, 18 de junho de 2011

segunda-feira, 20 de junho de 2011 - Postado por Marcha às 14:55
Índios, branco, negros, gays, profissionais, estudantes e principalmente: gente comum. Esse foi o público da primeira #Marcha acreana. 

Nosso Estado possui um histórico de resistência, de lutas pelos seus ideais. Esse povo que veio da mata, que canta ciranda e que fala com a terra , têm uma característica: aprende ligeiro. Mães com seus filhos no colo, donas de casa que largaram a bacia de roupa, trabalhadores que pediram licença do emprego. Este foi o público que foi às ruas de Rio Branco para dizer que não esta satisfeito.
Mas o que incomoda essa gente?
A insatisfação nasce da censura, que dita quais filmes “nossas” crianças podem ou não assistir nas escolas. Mas esta mesma censura não se esmera em frear a banalização do corpo que entra pela televisão em suas casas. Não se esforça para inibir letras de músicas que discriminam que humilham e diminuem inclusive o próprio grupo que produz a censura. Esta se preocupa com um beijo entre meninos em uma obra de arte, mas não liga muito para o beijo das meninas que se encolhem nas esquinas a espera do novo cliente.
O descontentamento da #Marcha veio pelo desrespeito às minorias, que juntas formam uma multidão, que sentem na pele os efeitos da política feita pelos acordos de bastidores e não pelo mérito da questão. Esses políticos que convocam gestores para explicar suas ideias, mas nem cogitam a possibilidade de justificar as suas.
A caminhada foi guiada por estudantes que querem ter voz, querem falar o que pensam e pensar sobre o falam. Esta geração que, felizmente, não sofreu com a opressão do regime militar, mas consegue pressentir o fantasma (já materializado) do fundamentalismo que assombra os sonhos da democracia.
Em menos de uma hora de passeata vimos os olhares da população, que de início não sabia do que se tratava, mas logo se identificou com a palavra liberdade, e parava na calçada para ver tanta gente diferente misturada.
Vimos na #Marcha também à falta de respeito, a tentativa de inferiorizar para desmoralizar. Esse movimento foi e será um momento especial, onde cada cidadã e cidadão acreano puderam sair às ruas e gritar sua indignação, mostrando que independe do poder estabelecido, o povo sempre vai se manifestar.
Não podemos deixar passar o fato de que “no meio da #Marcha tinha uma obra”, que oportunamente bloqueava a visão de quem passava em frente ao palácio e que nossos “marchantes” foram recebidos com balde e água de sabão nas escadarias deste símbolo do poder. Vale lembrar que há poucos dias teve outra marcha e esta foi recebida com bodas pelos nossos governantes. 
Apesar de tudo isso, estávamos lá, de pé, erguendo as faixas e cartazes que foram produzidos como devem ser: sem um único centavo do poder público!